12 de Agosto, 20:25 - https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2025/12082025-Obra-em-homenagem-aos-dez-anos-do-ministro-Reynaldo-Soares-da-Fonseca-no-STJ-e-lancada-no-Espaco-Cultural.aspx
Obra em homenagem aos dez anos do ministro Reynaldo Soares da Fonseca no STJ é lançada no Espaço Cultural
O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, na noite desta terça-feira (12), o lançamento da obra Liber Amicorum: Homenagem aos 10 Anos do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca no Superior Tribunal de Justiça.
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca discursa durante o evento em sua homenagem.Com coordenação de Wilson Furtado Roberto, Aline Gomes Caselato, Guilherme Veiga, Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos, Luiz Merlin e Carlos Magno Costa Teixeira, a obra celebra o percurso jurídico do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, destacando sua contribuição para o direito brasileiro.
Presente na cerimônia de lançamento, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, lembrou que, antes de ser magistrado, Reynaldo Soares da Fonseca também atuou como servidor do Judiciário, tendo profundo conhecimento e grande experiência tanto na Justiça Federal quanto na estadual.
O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin (sexto a partir da esquerda), e outros integrantes da corte prestigiaram o lançamento.O homenageado da noite afirmou que a obra "celebra uma trajetória jurídica de 43 anos" e que os seus textos são "mais do que uma homenagem, são um espelho dos temas que nos inquietam".
Obra reúne contribuições de todo o país
A coletânea é dividida em dois volumes e reúne artigos de profissionais do direito e do serviço público de todo o país. São abordados temas como garantias processuais, direitos humanos, consensualidade, justiça penal, educação jurídica, meio ambiente, proteção de dados e inovação institucional.
Os dois volumes da obra reúnem artigos de profissionais do direito e do serviço público de diferentes regiões do Brasil.Nacionalmente reconhecido por seu papel no avanço de temas ligados à justiça criminal e por sua exaltação ao princípio da fraternidade, Reynaldo Soares da Fonseca é ministro do STJ desde 2015, mas já acumula 33 anos de magistratura e 43 de efetivo serviço público.