Nova página Acessibilidade no portal do STJ amplia inclusão com recursos para todos os públicos
Para ampliar a visibilidade das ações e dos serviços voltados para as pessoas com deficiência, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou uma nova versão da página Acessibilidade, com melhorias visuais e funcionais, além de conteúdos que antes não estavam disponíveis.
Inspirada na ação STF Sem Barreiras, do Supremo Tribunal Federal, a página foi desenvolvida pela equipe da Secretaria de Comunicação Social do STJ. Para acessá-la, basta entrar no portal do tribunal, rolar até o fim da homepage e clicar no link "Acessibilidade".
Melhorias e novos conteúdos
Entre os principais destaques da nova versão está o desenvolvimento de um script para tornar os vídeos mais acessíveis. Foram implementados botões visuais – como o "play", em azul – que facilitam a navegação para pessoas que utilizam leitores de tela, permitindo maior autonomia na reprodução dos conteúdos audiovisuais. Outro avanço importante foi a otimização do contraste de cores, com o propósito de atender diferentes condições visuais, melhorando a legibilidade para todos os perfis de usuários.

A página também destaca alguns dos serviços de acessibilidade já oferecidos nos diversos canais do STJ, como a descrição de imagens nas redes sociais, a disponibilização de jurisprudência em formatos de áudio e vídeo e o uso do dispositivo de visão artificial. Esse último, voltado para pessoas com deficiência visual, permite o reconhecimento facial e a leitura de textos por meio de captura de imagem, convertendo as informações em áudio. Os serviços contribuem para a autonomia dos usuários ao facilitar o acesso à informação em diferentes contextos.
Por fim, a nova página reforça o uso da tradução automática em Língua Brasileira de Sinais (VLibras), já disponível em todo o portal do STJ. Ao concentrar conteúdos voltados especificamente para a acessibilidade, o espaço enfatiza ainda mais esse recurso destinado a promover a inclusão digital dos surdos.