Telefone (43) 3361-3360 Seg-Sex 8:00 - 17:00

Notícias

OAB-RS completa 92 anos de dedicados à advocacia

A seccional gaúcha da Ordem comemora, nesta quinta-feira (11/4), seus 92 anos de história dedicados à advocacia e aos valores democráticos. Neste marco importante, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou a relevância da OAB-RS na defesa dos direitos fundamentais e na promoção da Justiça ao longo de sua trajetória.

"Parabenizo calorosamente a OAB-RS por seus 92 anos de relevante atuação na defesa dos valores democráticos e na promoção da advocacia. A OAB-RS tem sido uma voz incansável na busca pela Justiça e pelo respeito aos direitos humanos, contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirmou Simonetti.

O presidente da seccional gaúcha, Leonardo Lamachia, ressaltou que a data é “um momento de reflexão sobre os desafios que ainda enfrentamos e de renovação do compromisso com os valores que norteiam nossa atuação”. 

“A OAB-RS orgulha-se de sua trajetória de 92 anos, com relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade. A Ordem gaúcha continuará sua luta em defesa da Justiça, da democracia e dos direitos fundamentais, buscando sempre promover o respeito às leis e à ordem jurídica”, enalteceu Lamachia.

Histórico de lutas

A história da OAB-RS remonta ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs), fundado em 1926 com o propósito de promover o aperfeiçoamento da Justiça e lutar pela regulamentação da profissão de advogado. Desde então, a OAB-RS tem desempenhado um papel fundamental na defesa das prerrogativas profissionais e na promoção da cidadania dos cidadãos gaúchos.

“Ao longo desses 92 anos, a OAB-RS desenvolveu ações que resultaram em vitórias expressivas para a advocacia e para a sociedade gaúcha e nacional", destacou Lamachia. "Essa história de luta e de compromisso nos enche de orgulho e nos inspira a continuar trabalhando pela construção de um país mais justo e democrático”, concluiu o presidente da OAB-RS.

Defesa das prerrogativas

Ao longo de sua trajetória centenária, a OAB-RS tornou-se uma instituição de referência, sendo motivo de orgulho para todos os advogados e advogadas do Rio Grande do Sul.

“Nestes 92 anos seguimos firmes com avanços na representatividade da advocacia em suas prerrogativas. Nos modernizamos e nos capacitamos para enfrentar os abusos que impedem o exercício pleno da advocacia”, afirmou o ex-presidente da Ordem gaúcha e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Breier.